Curso de Consolidação – Capítulo 12

A Comunhão da Família de Deus

Nesta lição você vai aprender:

A importância de manter vínculos de comunhão na Igreja.

O que é uma célula da igreja.

Como ter comunhão com os santos.

 

O cristianismo não é para ser vivido sozinho. A vida em comunidade é a forma bíblica de vivermos a vida cristã. Quanto mais você crescer em Deus e alcançar intimidade com Ele, mais próximo você estará das pessoas, dos irmãos. Imagine um círculo.

Agora pense que Deus está no meio desse círculo e nós estamos na periferia, na beirada. Pode ser que eu esteja de um lado do círculo e você do outro, mas, na medida em que nos aproximamos de Deus, surpreendentemente, nos aproximamos um do outro. A única maneira de demonstrarmos nossa intimidade com Deus é na comunhão com os irmãos.

 

  1. Por que a comunhão é tão importante?

Não importam a sua teologia correta, os seus dons extraordinários ou sua visão ampla e estratégica: se você é individualista e não tem comunhão com a igreja, você está fora da vontade de Deus.

Sem comunhão você é um tijolo fora da construção, um membro fora do corpo, um soldado perdido no campo de batalha, ou seja, uma incoerência, uma contradição, uma vida sem propósito. Você precisa se relacionar na igreja por inúmeras razões:

 

  • Você é parte de uma mesma família

Gálatas 6.10 diz que somos a família da Deus:

    Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

   Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.

O que une você a seus irmãos naturais é muito mais que viver debaixo do mesmo teto. Você possui uma mesma vida e, conseqüentemente, carrega a mesma carga genética da sua família.

O mesmo se aplica à igreja. Nós somos uma família, não só porque freqüentamos o mesmo prédio para cultuar a Deus, mas porque temos a mesma vida, a mesma carga genética espiritual: somos filhos de Deus. Nós compartilhamos da vida do mesmo Cristo. Um cão não pode ter comunhão com um gato e nem um rato com um elefante. Não possuem o mesmo tipo de vida. Você também não pode mais ter comunhão com as trevas porque agora é luz. Você não consegue mais ter comunhão com aquele que não possui a vida de Deus dentro de si. Você precisa da sua família.

 

  • Você não pode crescer sozinho

Assim como os filhos aprendem com seus pais e com os irmãos mais velhos, você também precisa de irmãos mais velhos e pais espirituais para crescer em Deus. Negligenciar isso só trará prejuízos para você.

Existem igrejas onde as pessoas vão apenas para fazer campanhas e buscar uma bênção. Isto não é errado, mas não é isso que é ser Igreja e apenas isso não o levará a crescer. Você precisa ser eventualmente exortado, corrigido, motivado, algumas vezes carregado, outras vezes encorajado e, provavelmente, muitas vezes, perdoado.

Para crescer você precisa ter compromisso com Deus e a única forma de ter compromisso com Deus é tendo compromisso com o seu corpo, a Igreja.

 

  • A comunhão é segurança para você

Não é difícil imaginar o que acontece com uma brasa sozinha fora do braseiro. Nem tampouco é preciso discutir a inutilidade de ir para a guerra sozinho. A comunhão da Igreja é segurança espiritual para você. Por meio dela seu fogo é mantido e sua batalhas são vencidas. Eclesiastes diz que o cordão de três dobras não se rompe facilmente.

   Melhor é serem dois do que um… Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade. (Ec 4.9-12)

  

  • Cristo se manifesta na comunhão

Qualquer pessoa se expressa por meio do próprio corpo. Se o nosso corpo de alguma forma está inválido, então não temos como nos expressar e fazer o que queremos. O mesmo princípio se aplica a Cristo e à Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo, assim a única forma de Cristo se expressar é por meio da Igreja. É por isso que ele disse que onde houver dois ou três reunidos no nome dele ali ele estará no meio deles (Mt 18.20). Estar fora da comunhão, de certa forma, é estar distante da presença do Senhor.

 

  • Há poder quando estamos juntos

Jesus disse:

   se dois dentre nós, sobre a Terra, concordarmos a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirmos, ser-nos-á concedida pelo nosso Pai, que está nos Céus. (Mt 18.19)

Existem certas orações que somente serão atendidas se orarmos juntos, em concordância, em comunhão. Há muita coisa que você poderá fazer sozinho, mas as maiores e as mais importantes você sempre fará em equipe, seja na célula ou na igreja.

 

  • A comunhão convence o mundo de que Jesus é Deus

Uma das orações mais fantásticas da História está em João 17. Ali, Jesus pede ao Pai algo simplesmente espantoso: Ele pede para que os irmãos na igreja sejam um, assim como Ele e o Pai são um. Você consegue imaginar isso? Jesus é um só Deus junto com o Pai.

Mas, o mais extraordinário é o motivo pelo qual ele fez essa oração. Ele disse:

   E como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. (Jo 17.21 e 23)

 O mundo somente crerá em Jesus se vivermos uma vida de comunhão e unidade. A comunhão ganha mais gente  do que o evangelismo. Na verdade, Ele disse que somente seríamos reconhecidos como seus discípulos se amássemos uns aos outros (Jo 13.35). A comunhão nos ajuda a expressarmos esse amor ao mundo.

 

  • Somos membros uns dos outros

A ordem de Deus para nós é que sirvamos uns aos outros.

    Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (1Pe 4.10)

  A Igreja é o sonho que estava oculto no coração de Deus, desde a eternidade. Você tem o privilégio de ser parte do sonho de Deus.

A palavra comunhão, no original grego, é Koinnonia. E, literalmente  significa vida compartilhada. Nenhum de nós possui a plenitude de Cristo dentro de si, mas quando temos comunhão é como se as diversas partes se ajuntassem e formassem um todo.

 

  1. Como ter comunhão numa igreja tão grande?

Comunhão é muito mais que ir ao culto e sentar-se ao lado de um irmão cujo nome possivelmente você nem sabe. Existe uma comunhão espiritual que une todos os crentes de todas as épocas. Isto é real  e muito bom, mas, como pessoas, nós também precisamos de uma comunhão viva que envolva comunicação.

Todos temos necessidade de conhecermos e sermos conhecidos, de compartilhar das nossas vidas e nos sentir parte de uma comunidade. Por isso, o tamanho da igreja pode, a princípio, assustar você. Mas não se preocupe. Apesar de enormes, nós somos uma igreja bem pequena. Nós somos uma igreja em células.

Nas celebrações de domingo, você terá comunhão com toda a igreja, no espírito. Mas, durante a semana, nas células, você desfrutará da vida da igreja, da comunhão dos irmãos de forma prática e íntima.

 

  • Dois tipos de reuniões

Nós temos dois tipos de reunião na PIB Imperial: a reunião de celebração, aos domingos, e a reunião da célula. Na reunião de celebração nós aprendemos a Palavra e ministramos a Deus como Corpo. Na célula, nós servimos uns aos outros, conhecemos e somos conhecidos.

 

  • O que é uma célula?

A célula é um local de vida. São ramos da PIB Imperial espalhados por toda a cidade. É o nosso jeito de ser Igreja.

De maneira prática, a célula é um grupo de 5 a 15 pessoas, que se reúne semanalmente, para aprender como ser uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas a Cristo

Cada célula normalmente possui, no mínimo, cinco pessoas e não deveria ultrapassar o limite de quinze membros. Quando chega a esse limite, a célula deve se multiplicar, ou seja, ela deve se dividir em duas novas células. Você, certamente, já está participando de uma célula que brevemente se multiplicará e você, então, poderá ver esse processo maravilhoso acontecendo.

 

  • Os objetivos de um célula

Falando de forma geral, o objetivo da célula é ser igreja de maneira prática, ministrando uns aos outros. Resumimos os objetivos da célula em quatro pontos:

Comunhão – visa ao desenvolvimento de uma vida compartilhada, alvos comuns e aliança mútua entre todos os membros.

Ensino – a célula oferece o ambiente para crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor.

Multiplicação – a célula é o lugar onde alimentamos, guardamos e suprimos os novos irmãos.

Serviço – na célula, cada membro é um ministro. Ali, os membros exercitam os  seus dons para o serviço mútuo.

Atos 2.42-47 constitui um retrato daquilo que estamos buscando nas células:

 

     E perseveravam na doutrina dos apóstolos…

     …e na comunhão, no partir do pão …

     …e nas orações…

     …todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum…

     … distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

     … perseveravam unânimes no templo…

     … partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração…

     … enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

 

As células são a nossa maneira de sermos Igreja. Não ficamos preocupados em fazer coisas diferentes ou termos programações variadas em nossa igreja. O que fazemos é concentrar-nos num único objetivo: edificar células fortes que se multipliquem a cada ano.

A nossa igreja acontece nas células. Ensino, cuidado mútuo, compartilhamento, amor, encorajamento, dons, serviço, tudo acontece nas células e através delas, afinal, nós somos uma igreja em células.

 

  1. Dicas práticas

A Bíblia diz muito sobre como podemos ter comunhão com os irmãos. Pratique na sua célula:

 

     Ame os irmãos.

    Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (João 13:34).

     Acolha os novos.

    Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu, para a glória de Deus. (Rm 15.7)

     Beije-os quando os encontrar.

Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. (1Pe 5.14)

     Coopere com os irmãos.

   Para que não haja divisão no Corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. (1Co 12.25)

     Sujeite-se a eles.

    Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Ef 5.21)

     Não julgue  a ninguém.

Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. (Rm 14.13)

     Não fale mal.

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da Lei e julga a Lei; ora, se julgas a lei, não és observador da Lei, mas juiz. (Tg 4.11)

     Não reclame dos outros.

Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. (Tg 5.9)

     Não brigue.

   Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. (Gl 5.15)

     Não seja exibido.

    Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. (Gg 5.26)

     Não minta.

Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. (Cl 3.9-10)

     Edifique os irmãos.

Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. (1Ts 5.11)

     Instrua e aconselhe.

    Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. (Cl 3.16)

     Exorte nas reuniões.

Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. (Hb 3.13)

     Sirva os irmãos.

   Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. (Gl 5.13)

     Ajude-os a levar as cargas.

    Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. (Gl 6.2)

     Seja hospitaleiro.

   Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. (1Pe 4.9)

     Perdoe a quem o ofender.

   Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. (Ef 4.32)

     Não se veja mais santo que os outros.

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. (Tg 5.16)

     Suporte os mais fracos.

    Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. (Rm 15.1)

      Agrade aos irmãos.

Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim. (Rm 15.2,3)

     Sofra o dano.

    O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? (1Co 6.7)

     Considere o outro superior.

        Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. (Fp 2.1-3)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.