PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM IMPERIAL

Um breve histórico…

Tudo começou no dia 23 de setembro de 1984 às 14:30, uma tarde de domingo de bastante calor. Era a abertura da frente missionária no bairro Nova Flórida, cidade de Várzea Grande/MT, futura PIB Imperial. Pregou na ocasião o saudoso Pastor Benjamin Edgar Hope. Presente também o Pr. Tércio Nicolau Gomes, então pastor da igreja mãe: a Primeira Igreja Batista de Várzea Grande. O primeiro culto contou com a presença de 35 pessoas, porém o trabalho iniciou mesmo com 5 pessoas, todos da família da Missionária Nilza Campos, a fundadora do trabalho.

As reuniões ocorriam em uma casa na Rua Portugal, Bairro Nova Flórida, onde outrora funcionava uma Escola de 1ª a 4ª série. A pequena congregação aos poucos começava a colher seus frutos, e no dia 22/09/85, um ano após o início do trabalho, foram realizados os primeiros 04 batismos.

As crianças eram o público predominante da congregação, razão pela qual a igreja decidiu abrir com a ajuda das mães uma pré-escola, atendendo em média 40 crianças. No mesmo ano de 1985 foi adquirido com o apoio da Convenção Batista Centro América um terreno para a construção do templo, tendo sua pedra fundamental sido lançada em 15/03/1987. Cinco meses depois, no dia 29 de agosto de 1987, era organizada a Primeira Igreja Batista do Jd. Imperial, já com 26 membros, data que marcava a despedida da Missionária Nilza Campos, assumindo como pastor interino, o Pr. Waldeci Dias. Dos membros fundadores, ainda permanecem na Igreja: a família do irmão Gerson (Alda, Ana Nery, Aldinéia).

O primeiro pastor da igreja, de fato, tomou posse no dia 20 de março de 1988: Pr. Manoel Elecínio das Neves Oliveira. Já em 1991 sob a coordenação do Pr. Tércio finalmente foi inaugurado o prédio da Primeira Igreja Batista do Jd.Imperial, neste mesmo local em que nos reunimos hoje. No período de 1991 a 2007 estiveram à frente da Igreja o Pr. Martin e o Seminarista Alan, além dos vice-moderadores, que nos períodos em que a igreja ficava sem pastor, assumiam e mantinham os trabalhos com muita perseverança, são eles: Irmãos Gerson, Joaquim e Natalina.

Após a saída do Pr. Martin em 2007 a igreja ficou sem pastor, mas por pouco tempo, apenas 3 meses, porque no dia 11 de abril de 1998, assume, à convite da Igreja, o Pr. Volmar Bucco, que permanece até o presente. A Primeira Igreja Batista do Jardim Imperial a partir do ano de 1998, com a posse do Pr. Volmar Bucco, começou a experimentar um crescimento numérico dos membros e frequentadores.

No ano de 2002, após a realização de um mutirão missionário no bairro Jardim Manaíra, que contou com a ajuda de vários seminaristas do Seminário Batista Centro América e alguns irmãos da igreja, as primeiras decisões naquele bairro começaram a surgir e com elas o início dos cultos nos lares de alguns decididos. Com os frutos do trabalho aparecendo, a igreja começou a procurar um terreno para construir uma congregação naquele bairro. Assim, em junho de 2002, numa parceria com uma equipe de irmãos americanos, foi construído o prédio da Congregação Batista do Jd. Manaíra, iniciando ali um ponto de pregação e um forte trabalho com crianças. Hoje aquele prédio é a PIB Imperial Chapéu do Sol.

Da mesma forma e com a mesma visão missionária e evangelística da igreja, no ano de 2005 a igreja adquiriu um outro terreno, desta vez no Jd. Glória II, e mais uma vez com a ajuda de irmãos americanos, construímos a capela da Congregação naquele bairro, tendo o culto de inauguração ocorrido em 10/06/2005, assumindo os trabalhos e o grande desafio, a Missionária Maria Natalina de Sant`Ana. Pelo Jardim Glória também passaram o Pr. Sebastião Maciel (2009) e o então seminarista Osmar Costa (2010 e 2011), servos de Deus que contribuíram grandemente naquele trabalho.

Mas foi a partir do ano de 2005 que a PIB Imperial começou a experimentar um renovo espiritual muito grande. As primeiras experiências ocorreram na área de libertação e avivamento, principalmente despertado pelas campanhas com o Missionário Paulo César e Levi Medeiros. Todavia, de fato, o grande marco da transformação por que passou a igreja foi a realização do primeiro “Encontro com Deus da PIB Imperial” ocorrido no ano de 2006, com a participação especial dos Pastores Gil e Joana. Com essa nova visão de encontros Face a Face e a visão celular a igreja começou a experimentar profundas mudanças, seja com o crescimento espiritual quanto o numérico, razão pela qual começamos a sonhar com o novo prédio.

A construção do novo prédio da Sede com capacidade para 600 pessoas começou em julho de 2008 e foi finalizada em abril de 2011. Foram praticamente três anos de muitos desafios, improvisação, desconforto, muito trabalho, mas sobretudo de muita fé, elemento fundamental para prosseguirmos superando todos os desafios em busca do nosso sonho. Ver esse sonho ser realizado em abril de 2011 foi a constatação da generosa provisão de Deus . Algo que muitos desacreditavam foi realizado em tempo recorde. Construímos o prédio, mas os que de fato nos realiza como igreja é estarmos alinhados com o propósito de Deus, vendo o crescimento e edificação do corpo de Cristo. A média de batismos anuais era 250 pessoas. Em um único batismo em 2009, desceram as águas 63 pessoas, feito que ganhou destaque no “O Jornal Batista” edição do dia 06 de dezembro de 2009.

Uma igreja prevalecente de discípulos vencedores não se constrói da noite para o dia. É fruto de uma visão bíblica e Cristocêntrica, estratégias consistentes, unidade e muita fé. A transição para o modelo celular foi certamente um fator decisivo para a retomada do crescimento espiritual e numérico. Gerar discípulos é o centro do coração de Deus. A PIB Imperial entendeu essa mensagem e iniciou uma busca incansável rumo a este alvo. A estratégia dada por Deus foi a visão celular com seus três pilares: a célula, o discipulado e o culto de celebração.

Adicionalmente, para capacitar essa geração de líderes que se levantaram com ardente encargo pela obra de Deus, foi necessário municiá-los com ferramentas essenciais: visão de batalha espiritual, escola de líderes, curso de noivos, casados para sempre, curso  pastoral, seminário teológico dentre outros.

A trabalho da rede KIDS — para crianças de zera a 12 anos— é também uma grande marca da PIB Imperial. São centenas de crianças que toda semana estão sendo ensinadas e cuidadas á luz da bíblia nos cultos infantis e nas células KIDS .

O mandato bíblico de ganhar pessoas para Cristo é o valor prioritário da PIB Imperial, por isso a visão de multiplicação de células e prédios não sai do seu foco. Hoje a PIB Imperial possui cinco prédios em diferentes lugares: PIB Imperial Várzea Grande/MT (sede); PIB Imperial Glória – Várzea Grande/MT; PIB Imperial Pedra 90 – Cuiabá/MT; PIB Imperial Rosário Oeste/MT e PIB Imperial Chapéu do Sol – Várzea Grande/MT.

Deus nos abençoou também com uma chácara para Acampamentos, Encontros, Treinamentos e eventos, que tem sido intensamente usada para evangelismo (encontro com Deus), reuniões de discipulado e comunhão da igreja.

Temos hoje uma liderança forte servindo à igreja, sendo 17 pastores/pastoras, dezenas de obreiros e discipuladores e centenas de líderes de células (adultos, jovens, teens  e kids).

Somos uma igreja convicta de sua missão e tem cumprido seus propósitos, de ganhar o máximo de pessoas para Cristo, por meio do evangelismo; consolidá-las e treiná-las, por meio da pregação da palavra, ensino, discipulado, comunhão e serviço; e enviá-las para que cada um coloque em prática o grande mandamento.

Continuaremos firmes nesse propósito, debaixo do mover de Deus e com muita perseverança, fé, santidade e consagração.

Gálatas 6: 14

“Quanto a mim, no entanto, que eu jamais venha a me orgulhar, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio da qual o mundo já foi crucificado para mim, e eu para o mundo.