Neste ano que se inicia, muitos jovens se encontram na fase de decisão profissional, e muitas perguntas começam a surgir. Qual curso fazer? Quanto tempo de duração? Área de exatas, humanas ou biológicas? Entre vários outros questionamentos que surgem. Eu já passei por isso e posso afirmar que não é uma decisão nada fácil, mas, se você agir com sabedoria vai ver que no final fez a escolha certa.
Primeiramente busque a direção de Deus em oração. Peça para que o Senhor mostre o que é o melhor para sua vida. Se você já possui algum curso em mente, procure saber como funciona, por exemplo, a quantidade de semestres, se é integral ou não, se o curso existe na rede pública ou particular, como é o mercado de trabalho para esta área, entre outros. Mas se ainda não tem nada em mente, listarei abaixo algumas áreas e seus respectivos cursos para que você possa conhecer um pouco mais e te ajudar na escolha.
Exatas: Ciências Exatas são as ciências que têm a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos. As Ciências Exatas estão entre as mais antigas. Desde a antiguidade, o homem utiliza a Matemática para resolver seus problemas e moldar da melhor maneira a sociedade.
Cursos:
Sistema de Informação
Engenharia agronômica
Engenharia ambiental
Engenharia civil
Engenharia elétrica
Engenharia mecânica
Física
Matemática
Contabilidade
Arquitetura e Urbanismo
Humanas: É a Ciência que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou foco. Em outras palavras, consistem nas profissões e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos.
Cursos:
Direito
Pedagogia
Letras
Serviços Socias
Publicidade e Propaganda
Jornalismo
Serviço Social
História
Dança
Música
Biológicas: As ciências biológicas reúnem cursos que visam estudar a vida, em todos os seus aspectos.
Cursos:
Biologia
Enfermagem
Medicina
Nutrição
Biomedicina
Odotonlogia
Psicologia
Fonoaudiologia
Medicina Veterinária
Zootecnia
Se você se interessou por algum desses cursos, aproveite e pesquise mais sobre eles, um curso de formação superior é muito importante na vida de uma pessoa. Nós como cristãos devemos levar isso a sério.
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5-8)
Daniela Cristina
Deixe um comentário