Como medir o quanto dependemos de algo em nossa vida?
O exemplo mais clássico e fácil para entender o significado de dependência são os filhos pequenos. A criança precisa dos pais para se alimentar, tomar banho, fazer sua higiene, dormir e até para brincar. O tempo todo eles estão à volta pedindo algo ou querendo a atenção e participação dos pais em suas atividades. A depender da idade, é até uma questão de sobrevivência.
A dependência é medida pelo tempo que passamos juntos e o quando investimos naquilo. Se gastamos pouco do nosso tempo em algo é sinal de que aquilo não é nossa prioridade. Se investimos pouco, é sinal de que talvez não seja tão importante.
Entendido o significado de dependência, concluímos que o sinal mais evidente da nossa dependência de Deus é o quanto oramos! Se oramos pouco, dependemos pouco. Se oramos muito, dependemos muito. Se não oramos, não dependemos de Deus.
Todavia, precisamos admitir: orar não é fácil! É o sono incontrolável que vem repentinamente, o cansaço, a mente que vagueia, o assunto que acaba, o what’s up, o facebook, enfim, tudo parece conspirar. Tenho certeza que você assim como eu já fez votos de orar por mais tempo, já estabeleceu alvos de tempo diário de oração, já fez compromisso de orar pela madrugada, mas em algum momento, os planos se frustraram e voltamos à estaca zero, o que por vezes nos trouxe um sentimento de culpa e até de acusação.
Oração requer antes de tudo um desejo ardente pela presença de Deus e depois, muita, mas muita disciplina! Nosso corpo não quer orar, mas ele precisa ser disciplinado. Não queira começar orando muito, comece aos poucos e vá aumentando o seu tempo. Só não perca de vista o compromisso de orar naquele horário todos os dias. Quando você menos esperar, o seu tempo de oração já se tornou um hábito, ou seja, aquilo foi incorporado em sua rotina e você não abrirá mão daquele momento, vez que não será mais um fardo, mas um deleite na presença de Deus.
Invista no seu crescimento espiritual e decida hoje fazer do seu tempo de oração o seu hábito mais prazeroso e sem dúvida, o que te trará mais realização!
Volmar Bucco Junior
Deixe um comentário