A Bíblia ensina que o dízimo é de Deus. Malaquias diz que quando você retém e não devolve o que é Dele, você está roubando a Deus, porque o dízimo pertence a Ele.Todas as vezes que você toca em algo que é de Deus, a maldição vem sobre você.
Assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal era para Deus, também os dízimos são para Ele. Assim como aquela árvore serviu de teste para Adão, o dízimo hoje serve de teste para nós. Existem duas coisas separadas por Deus, exclusivamente, para Si: o dízimo e as primícias. A forma como lidamos com elas, vão determinar a bênção ou a maldição em nossa vida.
Falar de primícias, também é falar de dízimo, pois quando entregamos o dízimo estamos declarando que há algo exclusivamente de Deus em nossa vida, e que não tomaremos aquilo que é Dele.
A palavra dízimo é usada de forma intercambiável com a palavra primícias. Há diversos exemplos disso em toda a Bíblia (Ez. 44:30 e II Cr. 31:1-6). Neemias, por exemplo, se referiu aos dízimos como primeiros frutos. (leia Ne. 10:35-37).
Ainda no mesmo dia, se nomearam homens para as câmaras dos tesouros, das ofertas, das primícias e dos dízimos, para ajuntarem nelas, das cidades, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas; pois Judá estava alegre, porque os sacerdotes e os levitas ministravam ali. Ne.12:44.
Isso é importante, porque a palavra primícia é mais usada na linguagem do Novo Testamento. Essa é uma evidência de que o dízimo é também uma verdade do Novo Testamento.
Quando falamos dessas coisas, o primeiro argumento que as pessoas levantam é que o dízimo é algo do Velho Testamento. Mas o texto de Malaquias começa com uma afirmação solene: “Porque eu, o Senhor, não mudo…” (Ml 3.6). Se Deus é o mesmo, então Ele ainda deseja ser honrado sendo o primeiro.
Levítico 27 verso trinta diz: “Também, todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo como do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor”. Ainda, o verso 32: “No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor”. O dízimo é santo e é do Senhor.
Mas só será dízimo, se for o primeiro. Se você pagou todas as coisas e só no final deu o dízimo, isso não é dízimo. Portanto, algumas pessoas podem até dar 10% e ainda assim, não dão o dízimo, simplesmente porque não foi o primeiro.
Imagine que diante de você haja dez notas de um real. Quanto será o dízimo? Exatamente um real. Mas, tendo dez notas de um real, qual delas será o dízimo? A resposta é simples: a primeira. Portanto, não é só uma questão de porcentagem, é uma questão de prioridade.
Se você não coloca Deus em primeiro lugar na sua vida, entregar o dízimo será só um ritual mecânico e religioso e, por fim, o diabo vai criar uma situação para impedí-lo de dar. Isso é fato. As pessoas sempre se justificam, dizendo: “Pastor, eu não entendo, nunca dá”. Sabe por que não dá? Porque é o último.
A verdade é que muitos não colocam Deus em primeiro lugar e se Deus não é o primeiro, então não é o Senhor. Servir a Deus como Senhor, exige comprometimento e fé. Eu gostaria de colocar algumas razões pelas quais, Deus deve ser o primeiro.
Por que Deus exige ser o primeiro?
Já vimos que a maneira como você lida com o dinheiro revela algo sobre as suas prioridades, lealdades e afeições. De fato, determina a maioria das bênçãos que você vai desfrutar durante a sua vida.
Para compreendermos as instruções de Deus, vamos voltar ao início. O primeiro princípio que um discípulo precisa entender, é que Deus deve ser o primeiro. Como substantivo, primeiro significa a primeira pessoa ou coisa mencionada. Como adjetivo, a palavra primeiro significa o número 1 dentro de uma série, no início do tempo, acima em importância, escalão fundamental e básico. Fundamental é aquilo que é colocado primeiro, o alicerce.
Ser o primeiro, não significa ser uma peça isolada, mas aquilo que serve de base para todas as demais. Este princípio pode ser observado na construção de um prédio. O alicerce vem primeiro e tudo o mais depende dele.
1. Porque o primeiro é de Deus
A primeira razão é, simplesmente, porque o primeiro é Dele. Nós já lemos em Êxodo 13.2: “Todo primogênito pertence a Deus”. Deus pode reivindicar sua posse. É por isso que no livro de Êxodo, o Senhor pôde reivindicar para Si, todos os primogênitos do Egito. Porque todo o primeiro pertence a Deus.
2. Porque o primeiro é a posição de honra
O primeiro nos fala de preferência e de primazia. Somente Deus tem a primazia em todas as coisas. O primeiro é lugar de honra, e só Ele é digno de receber honra. Ser o primeiro, também significa ser o vencedor, nos fala de força e a força pertence a Deus. Somente Deus é vencedor e aqueles que vencem, somente o fazem pela força de Deus. Ser o primeiro é receber glória, e toda glória pertence a Deus. Quando colocamos o Senhor em primeiro lugar, estamos dizendo tudo isso.
Em Provérbios 3.9 diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Se honrarmos ao Senhor, Ele, por sua vez, nos honrará. Ele mesmo diz: “… porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos”. (1Sm 2.30).
3. Tudo aquilo que colocamos como primeiro, estabelece o seu poder sobre nós
A segunda razão pela qual o primeiro deve ser para Deus, é porque tudo aquilo que nós colocamos como primeiro em nossa vida, estabelece poder sobre nós. Deus quer que apenas o poder Dele esteja sobre você, e para isso, Ele tem que ser o primeiro. O poder de Deus só é liberado dessa forma. O primeiro estabelece o poder.
Qual das suas despesas você paga primeiro? Aquilo que você paga primeiro, tem poder sobre sua vida, e até controla você. Se o primeiro que você separa é o dinheiro do aluguel, então o dono da casa onde você mora é senhor da sua vida, de alguma maneira ele controla você, porque ele está ocupando o primeiro lugar. O primeiro é o líder, o cabeça, pois o primeiro tem a primazia.
4. Sempre colocamos em primeiro lugar aquele a quem mais tememos e respeitamos
A terceira razão por que Deus tem que ser o primeiro, é porque sempre colocamos em primeiro lugar, aquele que mais tememos e respeitamos. Se você está devendo dinheiro para uma pessoa muito severa, quem você vai colocar em primeiro lugar na ordem de pagamento? Certamente será ela. O primeiro fala daquele que nós mais tememos. Não podemos temer mais a homens do que a Deus. Não podemos respeitar mais os homens do que a Deus. O primeiro fala daquele que nós respeitamos mais.
Alguém pode dizer: “Apesar de tudo isso, Deus sabe que Ele é o primeiro em minha vida”. No entanto, se você não procura conhecer Sua vontade, não investe seu melhor tempo para adorá-lo e nem investe seu dinheiro na Sua obra, como Ele pode ser o primeiro? Só tem valor na sua vida aquilo que você investe, onde você aplica o seu recurso.
5. A primeira porção tem a bênção sobre ela
Paulo diz em Romanos que: “se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade, se for santa a raiz, também os ramos o serão”. O que Paulo quis dizer é que se você entregar as primícias para Deus, as primícias serão santas. E se as primícias forem santas, todo o resto será santificado também.
Quando você, antes de tudo, entrega seu dízimo honrando a Deus como o primeiro, aquilo que você entrega torna-se a primícia. E essa, ao ser entregue para Deus, é santificada. Mas o Senhor diz que, se o primeiro for santo, o resto de dinheiro que estiver no seu bolso, que era profano e maligno, será santificado, porque o primeiro agora é santo.
É o mesmo princípio que se aplica ao Corpo de Cristo. Jesus é o primeiro. Ele é a primícia. Se as primícias da massa forem santas, a totalidade da massa será santa também. Porque o cabeça é santo, o corpo é santificado também. Uma vez que o primeiro é santo, os demais são santificados também.
Se você dá o primeiro dia, ou as primeiras horas do dia para Deus, toda a sua semana e todo o seu dia serão santificados. Muitos oram antes de dormir, quando já estão cansados, mas feliz é aquele que dá a primeira hora, o primeiro momento do seu dia a Deus.
Há poder no primeiro. A bênção está sobre o primeiro, desde que o primeiro esteja no Trono de Deus. A primeira oferta do ano tem o poder de abençoar todas as outras. Por isso, nós fazemos a oferta das primícias. É um ato profético e simbólico.
6. Dar o primeiro exige fé
O seu dízimo precisa ser um ato de fé. Quando ele é um ato de fé? Quando você separa o primeiro para Deus. Dar no final, depois que você já pagou tudo, não exige fé. Sabemos que toda oferta, para ter significado espiritual, precisa implicar em fé. O valor da oferta é medido pelo tanto de fé que precisamos exercer para liberá-la.
Honre a Deus e Ele vai honrá-lo. Coloque Deus em primeiro lugar e Ele também colocará você em primeiro lugar. Deus também estabelece prioridades, responde a alguns antes de outros. E quem é o que Deus coloca em primeiro? Aquele que O coloca em primeiro lugar.
Paulo diz em Romanos que: “Tudo que não vem de fé é pecado. E sem fé é impossível agradar a Deus”. Se você quer agradar a Deus, transforme o seu dízimo e a sua oferta em um ato de fé. E só há fé, quando Deus é o primeiro.
Se até agora o seu dízimo foi apenas um ato religioso no final do mês, depois de ter pagado tudo, transforme-o a partir de hoje em um ato de fé. Se até agora você tem sido apenas alguém que contribui com 10%, transforme-se a partir de hoje em alguém que coloca Deus em primeiro lugar. Ninguém jamais foi envergonhado por honrar a Deus. Todos quantos O honraram foram honrados por Ele também. Decida mudar a história da sua vida, saindo da posição de derrota e vindo para a posição de vitória. Faça um novo propósito diante de Deus. É tempo de sermos fiéis diante do Senhor e radicais com as Suas coisas. Esse é o único assunto, a respeito do qual, o Senhor diz: “Fazei prova de mim”.
O Senhor tem prazer em satisfazer os desejos do coração daqueles que O honram. Honre o Senhor colocando-O em primeiro lugar. Não existe ninguém acima Dele, nem mais forte do que Ele, Ele é o primeiro, porque Ele é o Senhor.
Coloque o Senhor no trono, na posição que é Dele, e de lá, Ele vai liberar a bênção sobre você. Bênção é milagre. É ver o pão se multiplicar onde não tinha jeito de multiplicar. É o azeite fluir onde não havia mais azeite algum. Isso é a bênção de Deus. E você poderá dizer: “Porque Deus é o primeiro, a bênção Dele está sobre a minha vida.”

Pr. Aluízio A. Silva

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.