Curso de Consolidação – Capítulo 10

Aprenda a crer

Nesta lição você vai aprender:

O que é fé e quais são os tipos de fé.

Como podemos obter fé.

Dicas de como exercitar a sua fé.

 

O que é fé? A Palavra de Deus diz que A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hb 11.1)

A fé bíblica procede do coração e não da mente. Não basta uma mera concordância mental: é preciso aplicar o coração para crer na Palavra de Deus. A fé que procede do coração tem o poder de remover montanhas. Jesus disse que:

    Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. (Mc 11.23)

Você pode ser como Abraão:

Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito_ Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera. (Rm 4.17-21)

A fé de Abraão era contra as evidências. Tudo parecia contrário, mas ele perseverou em crer e viu o cumprimento da promessa de Deus.

Ou você pode ter fé como Tomé, que era um dos doze, e não estava com os outros discípulos quando Jesus apareceu.

Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. (Jo 20.24-29)

 A fé de Tomé era baseada no que ele via. Ele foi seriamente repreendido por Jesus. Não espere ver para depois crer. Tal fé não tem valor para Deus. Mas creia e você trará ao mundo visível aquilo que já é realidade no mundo invisível da fé  e das promessas de Deus.

 Existem três tipos de fé na Palavra de Deus

  • A fé para a salvação

Cada homem recebeu uma porção de fé para poder receber a salvação. Sem esta fé você nunca poderia ter sido salvo. Efésios 2.8,9 diz que:

 

   Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

 

  • A medida de fé para a vida cristã

Depois que você se converteu, você recebeu uma nova medida de fé.

    Cada um dentre vós … pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12.3)

Esta medida de fé é para capacitá-lo a viver a vida cristã como Deus planejou: em vitória. Esta fé pode e deve ser desenvolvida e, sem exercitá-la, você não poderá receber nada da parte de Deus.

 

  • O dom da fé

O terceiro tipo de fé não é concedida a todos os cristãos. Ela é um dom espiritual.

    Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar. (1Co 12.8,9)

 É por meio do dom da fé que os mortos são ressuscitados e os grandes sinais de Deus acontecem. Para realizar os sinais de Deus, precisamos do dom da fé.

 

  1. A diferença entre fé e esperança.

A maioria das pessoas confunde fé com esperança. Mas as duas são muito diferentes como diz 1 Coríntios 13.13:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor.

A fé está no tempo presente e a esperança está no tempo futuro. Fé é simplesmente dizer aquilo que Deus diz na sua Palavra. A fé declara como já tendo acontecido no passado aquilo que se busca e a esperança sempre olha para o futuro aquilo que se anseia. As coisas  pelas quais a Bíblia nos ensina a esperar não dependem de nossa fé. Por exemplo, a volta de Jesus: quer creiamos, quer não, Ele voltará do mesmo jeito; por isso O esperamos.

Por outro lado, aquilo que depende de fé somente acontecerá se ela for exercitada. Jesus disse:

    Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. (Mc 11.24)

Ele não disse: crede que recebereis, nem disse, espere receber, mas disse, crede que recebestes. O verbo está no passado. Para aquele que crê a promessa já é uma realidade realizada, e não algo para se esperar.

 

  1. Como podemos obter fé?

Já vimos que todo crente já recebeu uma medida de fé, mas você precisa exercitá-la para desenvolvê-la. Deus pode nos ministrar fé de muitas formas. Basicamente, obtemos fé de três formas:

 

  • Pela Palavra de Deus

Romanos 10.17 diz que A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

 

  • Orando em espírito

Paulo explica, em 1 Coríntios 14.14, que se você orar em outra língua, o seu espírito ora de fato, mas a sua mente fica infrutífera. Assim ficamos sabendo que orar em espírito é orar em línguas.

Judas 1.20 diz que Precisamos edificar a nossa fé santíssima, orando no Espírito Santo. Por isso, invista tempo orando em línguas, assim a sua fé será tremendamente edificada.

 

  • Vendo o resultado da fé

Há uma seqüência normal para a manifestação da fé. Você pode ver isto na ocasião em que Pedro pediu para andar sobre as águas com Jesus, em Mt 14.28-31:

    Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

 

Você pode ver claramente a equação da vitória na vida de Pedro. Primeiro ele ouviu a Palavra, depois ele creu na Palavra, e por fim, obedeceu a Palavra. O resultado dessa equação é fé e vitória. Por causa disso, Pedro pôde andar sobre as águas, mas ele logo começou a afundar. Ele perdeu a fé. E por que isso aconteceu? Ele obedeceu a uma outra equação: a equação da incredulidade: ele olhou para as circunstâncias; conseqüentemente teve medo, que produziu dúvida e o resultado foi o fracasso e a derrota.

 

A equação da fé:

 Ouvir a Palavra

+ crer na Palavra

+ obedecer a Palavra

= vitória

 

A equação da incredulidade:

 Olhar para as circunstâncias

+ ter medo

+ duvidar

= fracasso

  

  1. Dicas de como exercitar a fé

     Busque uma promessa na Palavra de Deus no tocante àquilo que você está procurando. Não adianta tentar crer por algo que não está na Palavra de Deus, pois é a Palavra que gera fé.

     Creia na Palavra de Deus. Simplesmente considere como um fato aquilo que Deus prometeu, pois ele é fiel para cumprir o que disse.

     Recuse-se a considerar as circunstâncias contrárias e aquilo que os sentidos físicos dizem.

     Louve a Deus pela resposta.

 

  1. Confissão e fé

Segundo o dicionário, confessar é reconhecer ou admitir, é declarar fé em algo. Pode ser ainda confissão de falhas e pecados. Você já aprendeu a confessar os seus pecados, mas você ainda precisa aprender a confessar a Palavra de Deus.

A confissão da Palavra de Deus é importante por três razões:

  1. A confissão gera fé.
  2. A confissão dissipa o medo.
  3. A confissão traz apropriação. Só podemos ter aquilo que confessamos

Jesus disse que:

todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. (Mt 10.32,33)

Em Romanos 10.10, lemos que com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Para que as montanhas possam se lançar ao mar é necessário que você fale com elas. Foi Jesus quem disse:

Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. (Mc 11.22-24)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.