1Cor 12:28-31 –“porventura são todos apóstolos?… procurai com zelo os melhores dons.”

Ef. 4:8-11- “…levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens…. e ele deu uns como apóstolos…”

Partindo do pressuposto que a igreja que Jesus deixou não é esta que está posta hoje, baseados no livro de Atos, podemos afirmar que os princípios deixados por Cristo precisam ser restaurados na Igreja de hoje. A Reforma protestante iniciada por Martinho Lutero não é definitivamente o marco final para reformas na Igreja. Lutero mesmo após a reforma continuou batizando crianças, celebrando “missas” e perseguindo e matando os anabatistas do sul da Alemanha em nome da verdade irrestrita revelada por ele nas 95 teses e na transição da Igreja Católica Alemã para a Igreja Luterana.

Ainda há marcas da igreja Romana na igreja de Cristo e todo pastor que medita e vê a palavra como única regra de fé e prática vai olhar para sua igreja local e buscar desvios de conduta para corrigi-los. A revelação de Deus é progressiva, isto quer dizer que as pessoas que viveram na época de Jesus não tinham a mesma revelação que hoje temos através de uma Escritura compilada, corrigida, revista e na língua do povo. Quando os primeiros apóstolos foram enviados, após a descida do Espirito Santo no pentecostes (festa judaica da revelação da Torah a Moisés), a mensagem era simples: Jesus é o Messias e quem crer nele participa do estabelecimento do Reino de Deus na terra. Estamos nesse esforço até hoje e até a volta de Jesus será assim – Maranata – ora vem Senhor Jesus, é o clamor da Igreja. Edward Irving já pregava isso em 1927 – restauração do ministério apostólico, derramamento do Espirito nos últimos dias, e é motivo de piada nos seminários, pois morreu buscando sua cura milagrosa para tuberculose, embora eu nunca tenha encontrado ninguém rindo do Apóstolo Paulo por morrer pedindo a Deus que retirasse o “espinho da carne”. É o que acontece com muitos hoje que zombam quando falamos de salvação e santidade, não sabem que estão indo para o inferno. Quando abordamos assuntos sérios com pessoas levianas elas levam para o lado carnal da zombaria, até quando estão sóbrias, pois não querem se envolver com coisas importantes e que lhes custe arrancar raízes do farisaísmo cristão. Estamos convencidos que o dom apostólico precisa ser restaurado, como também combatido o clericalismo e o templismo na igreja romanizada dos nossos dias. Quem tem a autoridade das Escrituras como única regra de fé e prática precisa buscar a restauração da noiva e o preparo dos cristãos para a segunda vinda de Cristo. O primeiro apóstolo, Jesus Cristo, enviado de Deus, era infalível, mas os 12 apóstolos e Paulo eram sujeitos a falhas como qualquer um de nós. A palavra de Deus inspirada pelo Espirito Santo é a infalível revelação, completa, mas ainda estudada, porém os homens que a escreveram eram pessoas regeneradas que buscavam, como nós, a santidade. Não coloquemos os 12 apóstolos e Paulo como seres superiores, inatingíveis por qualquer outra pessoa depois deles, pois podemos cair em idolatria. Pessoas tem morrido por causa do evangelho na China, nos países árabes ainda hoje – 2014. Quem somos nós para julgá-los inferiores a Paulo e os 12 apóstolos? Os dons ministeriais precisam ser restaurados, assim como nossa identidade. Somos igreja militante ou estamos sossegados aguardando que Deus salve quem ele quiser salvar? Eu não tenho parte com isso. Paremos de estudar e comecemos a viver a Igreja de Cristo. Você é capacitado para exercer a função de pastor? Então você tem o dom de pastor. Por que não posso te chamar de pastor? Você é capacitado para exercer a função de apóstolo? Você tem o dom de apóstolo, a unção de apóstolo. Porque não posso te chamar de apóstolo. Você não é mais que ninguém por isso, pois os dons foram dados para edificação do corpo de Cristo. Lutero iniciou reforma e foi banido. Edward Irvin iniciou reforma e foi banido em 1930. Não espero resposta diferente da igreja romanizada. Apóstolo é um dom dado a servos comuns para exercerem a função de edificar o corpo de Cristo, principalmente na restauração da igreja apostólica e implantação de novas igrejas saradas, e portanto é um oficial da Igreja de Cristo, como pastores, mestres, profetas, evangelistas o são. Há apóstolos, exercendo a função, mas que não usam o título, pois aprendemos que não devemos buscar títulos, pois significam honra, mas os títulos que recebemos devem vir dos outros e não partir de nós. Paulo não precisaria defender seu apostolado se a igreja de Corinto tivesse essa revelação (1Cor 9).
Na Paz do Senhor, Pr. Eliel Bucco.
Referencia:http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/OrigemEErrosBiblicosDasIgrejasProtestantesReformadas-GStefano.htm

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.