A PIB Imperial

Uma igreja….uma história…

23 de setembro de 1984, 14:30h, uma tarde de domingo de bastante calor. Era a abertura da frente missionária no bairro Nova Flórida, futura PIB Imperial. Pregou na ocasião o saudoso Pastor Benjamin Edgar Hope. Presente também o Pr. Tércio Nicolau Gomes, então pastor da igreja mãe: a Primeira Igreja Batista de Várzea Grande. O primeiro culto contou com a presença de 35 pessoas, porém o trabalho iniciou mesmo com 5 pessoas, todos da  família da Missionária Nilza Campos, a fundadora do trabalho.

As reuniões ocorriam em uma casa na Rua Portugal, Bairro Nova Flórida, onde outrora funcionava uma Escola de 1ª a 4ª série. A pequena congregação aos poucos começava a colher seus frutos, e no dia 22/09/85, um ano após o início do trabalho, foram realizados os primeiros 04 batismos.

As crianças eram o público predominante da congregação, razão pela qual a igreja decidiu abrir com a ajuda das mães uma pré-escola, atendendo em média 40 crianças.

No mesmo ano de 1985 foi adquirido com o apoio da Convenção Batista Centro América um terreno para a construção do templo, tendo sua pedra fundamental sido lançada em 15/03/1987. Cinco meses depois, no dia 29 de agosto de 1987, era organizada a Primeira Igreja Batista do Jd. Imperial, já com 26 membros, data que marcava a despedida da Missionária Nilza Campos, assumindo como pastor interino, o Pr. Waldeci Dias. Dos membros fundadores, ainda permanecem na Igreja: a família do irmão Gerson (Alda, Ana Nery, Aldinéia) e a família da irmã Natalina (Enedina e Paulo).

O primeiro pastor da igreja, de fato, tomou posse no dia 20 de março de 1988: Pr. Manoel Elecínio das Neves Oliveira.

Já em 1991 sob a coordenação do Pr. Tércio finalmente foi inaugurado o templo da Primeira Igreja Batista do Jd.Imperial, neste mesmo local em que nos reunimos hoje.

No período de 1991 a 2007 estiveram à frente da Igreja o Pr. Martin e o Seminarista Alan, além dos vice-moderadores, que nos períodos em que a igreja ficava sem pastor, assumiam e mantinham os trabalhos com muita perseverança, são eles: Irmãos Gerson, Joaquim e Natalina.

Após a saída do Pr. Martin em 2007 a igreja ficou sem pastor, mas por pouco tempo, apenas 3 meses, porque no dia 11 de abril de 1998, assume, à convite da Igreja, o Pr. Volmar Bucco, que permanece até o presente.

A Primeira Igreja Batista do Jardim Imperial a partir do ano de 1998, com a posse do Pr. Volmar Bucco, começou a passar por algumas mudanças, sendo a estrutura física e o crescimento numérico dos membros e frequentadores, os grandes destaques dessa inicial ascensão.

Com isso, no ano de 2002, após a realização de um mutirão missionário no Jardim Manaíra, que contou com a ajuda de vários seminaristas do Seminário Batista Centro América e alguns irmãos da igreja, as primeiras decisões naquele bairro começaram a surgir e com elas o início dos cultos nos lares de alguns decididos. Com os frutos do trabalho aparecendo, a igreja começou a procurar um terreno para construir uma congregação naquele bairro. Assim, em junho de 2002, numa parceria com uma equipe de irmãos americanos, foi construído o templo da Congregação Batista do Jd. Manaíra, iniciando ali um ponto de pregação e um forte trabalho com crianças. A então Congregação foi organizada em igreja no dia 12/06/2007, assumindo o Pr. Gersonei, seminarista da PIB Imperial, recém-formado.

Da mesma forma e com a mesma visão missionária e evangelística da igreja, no ano de 2005 a igreja adquiriu um outro terreno, desta vez no Jd. Glória II, e mais uma vez com a ajuda de irmãos americanos, construímos a capela da Congregação naquele bairro, tendo o culto de inauguração ocorrido em 10/06/2005, assumindo os trabalhos e o grande desafio, a Missionária Maria Natalina de Sant`Ana. Pelo Jardim Glória também passaram o Pr. Maciel (2009) e Seminarista Osmar Costa (2010 e 2011), servos de Deus que contribuíram grandemente naquele trabalho.

Mas foi a partir do ano de 2005 que a PIB Imperial começou a experimentar um renovo espiritual muito grande. As primeiras experiências ocorreram na área de libertação, principalmente despertado pelas campanhas com o Missionário Paulo César e cura interior por intermédio do “veredas antigas”. Todavia, de fato, o grande marco da transformação por que passou a igreja foi a realização do primeiro “Encontro com Deus da PIB Imperial” ocorrido no ano de 2006, com a participação especial dos Pastores Gil e Joana.

Com essa nova visão de encontros Face a Face e a visão celular a igreja começou a experimentar profundas mudanças, seja com o crescimento espiritual quanto o numérico, razão pela qual começamos a sonhar com o novo templo. Sabíamos do desafio que seria iniciar a construção de um grande templo, porém sempre acreditamos que mediante a fé tudo seria possível.

A construção do novo prédio com capacidade para 600 pessoas começou em julho de 2008 e foi finalizada em abril de 2011.  Foram praticamente três anos de muitos desafios, improvisação, desconforto, muito trabalho, mas sobretudo de muita fé, elemento fundamental para prosseguirmos superando todos os desafios em busca do nosso sonho.

Ver esse sonho ser realizado em abril de 2011 foi a constatação da provisão de Deus para com seus servos. Algo que muitos desacreditavam foi realizado em tempo recorde.

Construímos o prédio, mas os que de fato nos realiza como igreja é estarmos alinhados com o propósito de Deus, vendo o crescimento e edificação do corpo de Cristo. Somente nos últimos três anos foram batizadas mais de 250 pessoas. Em um único batismo em 2009, desceram as águas 63 pessoas, algo pouco comum de se ver nas igrejas batistas de uma forma geral, feito que ganhou destaque no “ O Jornal Batista” edição do dia 06 de dezembro de 2009.

Uma igreja prevalecente de discípulos vencedores não se constrói da noite para o dia.  É fruto de uma visão desafiadora, estratégias consistentes e ações ousadas. A transição para o modelo celular foi certamente um fator decisivo para a retomada do crescimento espiritual e numérico.

Gerar discípulos é o centro do coração de Deus. A PIB imperial entendeu essa mensagem e iniciou uma busca incansável rumo a este alvo. A estratégia dada por Deus foi a visão celular com seus três pilares: a célula, o discipulado e o culto de celebração.

Adicionalmente, para capacitar essa geração de líderes que se levantaram com ardente encargo pela obra de Deus, foi necessário municiá-los com ferramentas essenciais: visão de batalha espiritual, escola de líderes, curso de noivos e casados para sempre, e participação em diversos cursos e treinamentos.

A visão de formação de líderes com caráter aprovado e o DNA da PIB Imperial, algo fundamental para a edificação da igreja, fez com que déssemos mais um ousado passo no ano de 2011: a implantação do Curso Pastoral Tele Presencial em nosso prédio, contando a primeira turma com 34 alunos e a segunda turma em 2012 com 12. 

Cremos que tudo isso ainda é só o começo. Temos a certeza que Deus nos surpreenderá a cada ano, basta continuarmos debaixo do seu mover com perseverança, fé, santidade e consagração.

Certos estamos das dificuldades que continuaremos a enfrentar, mas temos a certeza de que a cada novo desafio teremos mais uma grande oportunidade para praticarmos nossa fé e  ver o sobrenatural acontecer.

Glorificamos a Deus que sustentou esta igreja até aqui. Continuaremos confiantes no Senhor e realizando tudo o que for possível para que a PIB do Imperial produza frutos maiores e mais abundantes a cada novo dia.

PIB Imperial: Uma igreja de discípulos, uma igreja de vencedores!

Veja Também

Festa Junina, meu filho pode participar?

Artigos

O Campeonato PIB Imperial de Futebol 2017 vem aí, faça sua inscrição

Notícias

ENQUETE: Atualmente, qual é a maior dificuldade que você enfrenta para se relacionar com Jesus? O que te impede de avançar?

Notícias

Curso de Consolidação – Capítulo 12

Artigos

FAÇA SEU COMENTÁRIO