Uma das desculpas para não buscar a Deus nos dias de hoje é a dificuldade em crer no que a Bíblia diz. Muitos conhecem as historias da Bíblia. Quem nunca ouviu falar de Adão e Eva, a fé de Abraão, o drama de Jó e as vitórias de Sansão? Mas a maioria não crê com convicção que essas pessoas falavam com Deus, tinham suas orações respondidas, lutavam com forças sobrenaturais e prevaleceram por causa da fé em Deus.
Temos que reconhecer que o homem está mais físico do que espiritual.
Nosso mundo está materialista demais e cada vez as pessoas estão perdendo suas capacidades de decisão em detrimento da vontade comum. É proibido ser contra, ou se for não se manifeste. É a ditadura da aceitação do comum – temos que aceitar e fazer o que a sociedade faz. É certo que há um padrão de comportamento aceito pela sociedade – usos e costumes – mas isso tem se banalizado tanto que é quase impossível ser diferente. Eu preciso aceitar tudo que vier, mesmo que isso venha rebater minha fé.
Como despertar o lado espiritual nas pessoas? Como despertar a fé? Porque eu me envolveria com algo espiritual, se tudo que preciso eu encontro no material? A verdade é que há necessidades espirituais que o homem natural não enxerga. É preciso abrir os olhos para as verdades espirituais que existem alem da visão limitada do materialismo. Uma dessas necessidades é saber se sua alma voltará para o seu criador. A morte não é o fim, pois mesmo no mundo racional, e ainda mais nele, tudo tem um principio de ação, um começo, um criador. O caos não pode produzir coisas boas, há entropia no processo, e as coisas no mundo natural tendem a se degradar e perder o valor. O sol, por exemplo, produz vida vegetal. O sol do seu espírito é Deus. Não haveria amor, compaixão, raciocínio, inteligência, aprendizado se Ele não começasse isso. O pecado, que tão perto nos rodeia, também leva as pessoas a viverem debaixo de um fardo de culpa que não é aliviado nem pelo álcool. Sempre bate a porta e caso você escolha o caminho da indiferença ficará preso a uma vida entediada, sem manifestação do bem. Se escolher o caminho do perdão seu sono será mais tranqüilo. Outro fato que nos leva a pensar no espiritual é que o pecado produz morte (Rm 3:23). É impossível ao homem manter uma vida justa, correta, digna, edificante por suas próprias forças. Crie um homem nos dias de hoje, sem valores espirituais e seus valores morais serão pobres, insuficientes para sua justificação. Faz necessário um agente externo para que o corpo do pecado seja extinto e deixemos de viver na pratica do pecado. Nossas ações são motivadas por impulso ou atração. Impulsionados nos comemos, dormimos, reagimos, etc. Por atração nos oramos, jejuamos, amamos… ninguém ama por impulso, isso é paixão. Você escolhe amar alguém e vai até o fim. O amor jamais acaba (1Cor 13:8), o que acaba é a nossa vontade de amar. Nosso corpo nunca ira escolher das coisas que edificam seu espírito, pois a carne alimenta a carne. É preciso um esforço da alma para que o espírito seja ativado. Se você é um ser que vive inteiramente para satisfazer sua carne, nunca, nunca, nunca você irá escolher fazer um jejum para se aproximar de Deus. Quando jejuo me sinto fraco fisicamente, até a voz é mais baixa, não há vontade de pecar ou fazer coisas que possam trazer mais problemas, pois a carne está sendo enfraquecida. Mas o espirito está fortalecido e os seus valores internos começam a vir a mente de forma contundente, sendo bons ou ruins. Buscar a Deus, que é espirito, deve ser uma rotina para o homem da mesma forma que a comida nos alimenta. Você é aquilo que você come. Jesus disse em João 4:34 – a minha comida é fazer a vontade de Deus e realizar a obra do Pai. Isso alimentava Jesus e supria Jesus em sua jornada aqui. Do que temos nos alimentado? Sua fome tem sido saciada? Há fome espiritual nos dias de hoje: uma razão para tantas necessidades, que não são satisfeitas nas coisas perfeitas, nem em pessoas imperfeitas, somente na pessoa de Jesus.

Pr. Eliel Emerick Bucco

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.